Notícias

Exportações da carne suína de SC para a China crescem 180% em 10 meses

Publicado em 09 de Novembro de 2018 por Super FM

De janeiro a outubro deste ano, as exportações da carne suína catarinense para a China aumentaram em 180,8% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme divulgado nesta quinta-feira (8) pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Nesse intervalo de tempo, o país asiático comprou 95,2 mil toneladas do produto, o que representa 35,9% das exportações do estado de carne suína em 2018.

Com isso, conforme a secretaria, a China se tornou o principal mercado de exportação desse produto no estado. Atualmente, o país compra mais de 1/3 da carne suína exportada por Santa Catarina.

Ainda segundo a secretaria, o estado foi responsável por 50,5% das exportações brasileiras de carne suína. Santa Catarina vendeu 264,9 mil toneladas do produto para o mercado internacional de janeiro a outubro, com faturamento de mais de US$ 496 milhões.

Os maiores comprados da carne suína exportada por Santa Catarina em outubro de 2018 foram:

China - comprou 10,1 mil toneladas

Hong Kong – comprou 3,7 mil toneladas

Chile – comprou 3,7 mil toneladas

Argentina – comprou 3,1 mil toneladas

O secretário-adjunto da Agricultura, Athos de Almeida Lopes Filho, diz que há algumas hipóteses para o aumento de compra por parte da China. "Uma delas é que realmente está crescendo o poder aquisitivo do povo chinês. Com isso, aumenta o consumo de produtos mais nobres, como a carne".

Ele também citou o embargo russo, que foi retirado no final de outubro. "Por um lado foi ruim para nós, mas ficamos com um estoque que poderia atender esse mercado [chinês] a preço competitivo", afirmou o secretário-adjunto.

Deixe sua mensagem


PUBLICIDADES