Notícias

Campanha em SC alerta para a importância da prevenção do AVC

Publicado em 19 de Outubro de 2018 por Super FM

Uma campanha em Santa Catarina alerta para a importância de prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). As atividades previstas são o 2° Fórum de Políticas Públicas em AVC, nesta sexta-feira (19), uma corrida preventiva e uma exposição interativa. A organização é da Associação Brasil AVC (ABAVC).

Conforme os organizadores, estudo de entidades internacionais indica que 90% dos casos poderiam ser evitados com hábitos de vida saudável, que elimina vários fatores de risco.

Médicos alertam ainda para a urgência do atendimento em caso de suspeita: ss sintomas mais comuns são assimetria da face (sorriso torto), dificuldade na fala ou no entendimento de mensagens, e visão turva.

Cuidados com a alimentação

Os médicos recomendam a chamada alimentação mediterrânea para a prevenção do AVC, por ser fonte de gorduras ricas em Ômega-3, Ômega-9, vitaminas do complexo B, fibras e antioxidantes naturais. A base dessa dieta é o azeite de oliva, legumes e hortaliças regionais frescos, frutas frescas, secas e em compotas, ervas e especiarias, peixes, laticínios, leguminosas como lentilhas, e oleaginosas como nozes e amêndoas.

AVC

O Acidente Vascular Cerebral é consequência de um entupimento ou rompimento de vasos que levam sangue ao cérebro. Pode provocar a morte ou deixar, na maioria dos casos, algum tipo de sequela, como alterações motoras, visuais, linguagem, cognitivas, entre outras.

O paciente pode ainda desenvolver aumento exagerado da contração muscular involuntária, chamada espasticidade, que compromete a mobilidade e atividades cotidianas como vestir-se e fazer a higiene pessoal.

Deixe sua mensagem


PUBLICIDADES