Rádio Super FM 89.1

Notícia

Geral

Notícias/Geral07/09/2026· Local

EL NIÑO AUMENTA ALERTA PARA CHUVAS FORTES E POSSÍVEIS ENCHENTES EM PAPANDUVA E REGIÃO

Papanduva e municípios do Planalto Norte devem ficar atentos nos próximos meses por causa do avanço do fenômeno El Niño.

As previsões meteorológicas apontam mais de 90% de probabilidade de o fenômeno atingir intensidade muito forte entre setembro e novembro. Para Santa Catarina, isso significa maior possibilidade de períodos de chuva acima da média, temporais intensos, alagamentos e elevação dos rios.

A situação chama atenção porque o Planalto Norte já possui histórico de grandes enchentes. Em 1983, uma das maiores cheias já registradas na região provocou milhares de pessoas desalojadas e deixou marcas que permanecem até hoje.

Mais recentemente, em 2023, novas enchentes atingiram diferentes municípios do Planalto Norte, mostrando novamente a força que os eventos de chuva podem alcançar.

Mas especialistas fazem uma ressalva importante: um El Niño muito forte não significa, necessariamente, que uma enchente histórica irá acontecer. A intensidade das chuvas também depende de outros sistemas atmosféricos e das condições que estarão presentes no momento.

Para Papanduva, a recomendação é de atenção e prevenção. Durante períodos de chuva persistente, a população deve acompanhar os avisos da Defesa Civil e ficar atenta a possíveis alagamentos, enxurradas e elevação dos rios.

A Super FM acompanha as previsões e os alertas meteorológicos para manter Papanduva e toda a região informadas sobre as condições do tempo.